Coreia do Norte adia lançamento de foguete

A Coreia do Norte informou nesta segunda-feira que vai adiar o período no qual pode lançar seu controverso foguete de longo alcance. Citando problemas técnicos não especificados, um porta-voz do Comitê de Tecnologia Espacial do país disse que o lançamento não será realizado até 29 de dezembro.

AE, Agência Estado

10 de dezembro de 2012 | 09h50

Meios de comunicação locais disseram que os cientistas do programa espacial encontraram "deficiências técnicas no mecanismo de controle do módulo do primeiro estágio do foguete". O comunicado não dá detalhes sobre o problema e diz que os técnico estão "avançando" nas preparações finais para o lançamento.

A Coreia do Norte faz sua segunda tentativa neste ano de lançar um foguete, ação que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Estados Unidos, Coreia do Sul e outros países é um teste para a tecnologia de mísseis do país, que pode ser usada para atacar o território norte-americano. Washington advertiu Pyongyang a cancelar o lançamento ou enfrentar uma nova onda de sanções.

O primeiro-ministro do Camboja e presidente da Associação da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean, pela sigla em inglês), Hun Sen, pediu nesta segunda-feira que a Coreia do Norte desista do lançamento do foguete, afirmando que a medida levará "medo e tensão" para a região. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Coreia do Nortefogueteadiamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.