
07 de fevereiro de 2017 | 03h24
SEUL - A Coreia do Norte afirmou nesta terça-feira, 7, que voltará a enviar satélites ao espaço. Nessa data, completa-se um ano do último lançamento de um foguete espacial pelo regime de Pyongyang, que foi considerado pela comunidade internacional como um teste de míssil.
"Lançaremos mais satélites quando e onde decidir o Partido dos Trabalhadores", afirmou nesta terça o jornal Rodong, o periódico oficial do regime que Kim Jong-un lidera.
Em 7 de fevereiro de 2016, Pyongyang levou a cabo o até agora último lançamento de um foguete espacial. O suposto teste de míssil, unido a uma prova nuclear realizada no mês anterior, fez com que a ONU impusesse novas e mais estritas sanções ao regime comunista.
O primeiro-ministro e presidente interino da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, crê que o Norte "poderia estar preparando novas provocações" no próximo dia 16, quando se comemora o 75º aniversário do líder norte-coreano Kim Jong-il, morto em 2011.
Esta celebração, conhecida como "Dia da Estrela Brilhante" em homenagem ao pai do atual ditador, é uma das festividades mais importantes da Coreia do Norte. / EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.