Lee Jin-man/AP Photo
Lee Jin-man/AP Photo

Coreia do Norte anuncia 'teste muito importante' em base de lançamento de satélites

Detalhes ainda são desconhecidos, mas pode ser sinal de fracasso nas negociações com Washington

Redação, O Estado de S.Paulo

08 de dezembro de 2019 | 04h10

PYONGYANG - A Coréia do Norte anunciou neste domingo, 8, que realizou um "teste muito importante" em sua base de lançamento de satélites em Sohae, um ato cujos detalhes são desconhecidos, mas que seria um sinal do fracasso das negociações de Pyongyang e Washington.

As informações foram divulgadas pela agência oficial da KCNA, que não forneceu nenhuma precisão no dispositivo ou arma testada.

"Um ensaio muito importante aconteceu na base de lançamento de satélites de Sohae na tarde de 7 de dezembro", disse um porta-voz da Academia Nacional de Ciências do Norte.

O resultado do teste terá um "efeito importante" ao mudar o "status estratégico" da Coréia do Norte, acrescentou.

No sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse à imprensa em Washington que tinha "muito bom relacionamento" com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

"Acho que queremos que as coisas continuem como estão", disse Trump. E completou que ficaria "surpreso se a Coréia do Norte agisse de maneira hostil".

Localizada na costa noroeste da Coréia do Norte, a base de Sohae, também conhecida como Tongchang-ri, esteve no centro de discussões diplomáticas nos quais Pyongyang, Seul e Washington participaram, há mais de um ano.

Parece ser um centro espacial para colocar satélites em órbita. Mas os norte-coreanos o usaram para vários lançamentos de foguetes condenados pela comunidade internacional, que afirma que os ensaios estão em andamento para disparar mísseis de longo alcance./ AFP

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Norte [Ásia]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.