Coreia do Norte avisou a China e EUA sobre teste nuclear

Alerta foi dado cerca de 30 minutos antes da explosão, de acordo com o Serviço de Inteligência

Efe,

26 de maio de 2009 | 02h01

A Coreia do Norte avisou sobre o teste nuclear da segunda-feira à China e aos Estados Unidos, que o notificaram à Coreia do Sul poucos minutos antes de sua realização, assegurou nesta terça-feira, 26, a imprensa sul-coreana.

 

Segundo o chefe dos Serviços de Inteligência da Coreia do Sul, Won Sei-hoon, a Coreia do Norte comunicou à China e aos EUA que realizaria seu teste nuclear com 29 minutos e 24 minutos de antecedência, respectivamente. O regime norte-coreano avisou à China às 9h25 locais (22h25 de domingo em Brasília), enquanto os Estados Unidos foram informados cinco minutos mais tarde através dos canais diplomáticos das Nações Unidas.

 

O regime comunista de Pyongyang disse que realizaria seu segundo teste nuclear se o presidente do Conselho de Segurança da ONU não se desculpasse pela condenação desse organismo ao lançamento de seu foguete de longo alcance do dia 5 de abril, de acordo com as mesmas fontes.

 

No dia 13 de abril, o Conselho de Segurança condenou o lançamento do foguete norte-coreano, que os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul consideraram um teste do programa de mísseis norte-coreano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.