Coreia do Norte cava túneis, pode fazer teste nuclear--Yonhap

A Coreia do Norte está cavando túneis no local de onde já lançou dois testes nucleares, o que pode sugerir que o país prepara um terceiro teste, afirmou a agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap neste domingo.

REUTERS

20 de fevereiro de 2011 | 13h03

A tensão aumentou na península dividida em março do ano passado, quando 46 marinheiros foram mortos em um ataque a uma embarcação sul-coreana. A Coreia do Norte, que negou responsabilidade no evento, bombardeou a ilha de Yeonpyeong em novembro, matando quatro pessoas e gerando temores de uma guerra.

Os norte-coreanos estão escavando vários túneis antes de escolher o mais adequado, afirmou a Yonhap, citando uma fonte anônima do governo sul-coreano.

"Autoridades das inteligências sul-coreana e norte-americana detectaram a Coreia do Norte construindo várias outras minas subterrâneas em Punggye-ri, onde o país já fez dois testes nucleares", afirmou a fonte, segundo a agência.

"O entendimento é que trata-se de uma evidência clara da preparação para um terceiro teste nuclear."

As conversações militares foram suspensas entre os dois países este mês. Enquanto os dois lados não conversam, o risco de o que ambos os países classificam como "provocação" aumenta. Analistas já disseram que atos temerários por parte da Coreia do Norte poderiam incluir testes de mísseis ou nucleares.

(Reportagem de Kim Yeonhee)

Tudo o que sabemos sobre:
COREIANORTETESTENUCLEAR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.