Coreia do Norte compara Trump a Hitler e diz que política do americano é ‘nazismo do século 21’

Agência estatal de notícias norte-coreana afirma em editorial que a ideia de ‘EUA em primeiro lugar’ defende a dominação mundial por meios militares e divide os outros em ‘amigos e inimigos’

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SEUL - A Coreia do Norte comparou o presidente dos EUA, Donald Trump, ao líder nazista Adolf Hitler em um editorial da agência estatal de notícias KCNA. A política do líder americano é uma forma de "nazismo do século 21", afirma o texto ao criticar o slogan "EUA em Primeiro Lugar” de Trump.

"O princípio EUA em primeiro lugar defende a dominação mundial por meios militares, como foi o caso com o conceito de ocupação mundial de Hitler", escreveu a agência norte-coreana. Trump segue "a política ditatorial de Hitler" para dividir os outros em duas categorias, "amigos e inimigos", para justificar a "supressão" destes, completa.

Recentemente, Pyongyang qualificou Trump de "psicopata" Foto: AFP PHOTO / SAUL LOEB

PUBLICIDADE

Por meio desta política, Washington não reconhece o direito "à independência e ao desenvolvimento" de outros países, como a Coreia do Norte, conclui o texto.

Na semana passada, Pyongyang qualificou Trump de "psicopata" em um contexto de tensão pela morte do estudante americano Otto Warmbier, repatriado em estado de coma aos EUA depois de passar alguns anos detido em uma prisão norte-coreana.

Recentemente, o presidente americano disse que o regime de Kim Jong-un "está causando tremendos problemas", algo que segundo ele deve ser "abordado provavelmente com rapidez".

Trump receberá em Washington durante dois dias nesta semana o novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in. O principal assunto que deve ser abordado no encontro é o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. / AFP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.