Coreia do Norte convida inspetores atômicos da ONU

A Coreia do Norte convidou a Agência Atômica da ONU a enviar inspetores para ajudar na implementação de um acordo nuclear fechado com os EUA, disse Ri Yong Ho, principal negociador nuclear do governo de Pyongyang. Os comentários do norte-coreano foram feitos em Pequim na noite de segunda-feira, segundo imagens de vídeo levadas ao ar hoje pela rede de TV sul-coreana KBS.

ROBERTO CARLOS DOS SANTOS, Agência Estado

20 de março de 2012 | 00h12

Um anúncio feito pelo governo da Coreia do Norte na sexta-feira, de que lançará em abril um satélite, lançou dúvidas sobre a continuidade do acordo feito no mês passado entre o país asiático e os Estados Unidos. Em seus comentário, Ri procurou deixar claro que seu país acredita que o entendimento está de pé. "Nossa posição é a de que o acordo anunciado em 29 de fevereiro ainda vale", disse o negociador a jornalistas.

"A fim de implementar o acordo, enviamos uma carta de convite à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para que a mesma envie inspetores para o nosso país", completou. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do NorteinspetoresONU

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.