Coreia do Norte divulga foto de suposto futuro líder

Imagem mostra Kim Jong-un, filho de Kim Jong-il, na cúpula do Partido Comunista

Assocaited Press

30 de setembro de 2010 | 09h23

Kim Jong-un, à esquerda, e seu pai, à direita. Foto: KCNA/Reuters

 

SEUL - A Coreia do Norte divulgou nesta quinta-feira, 30, uma foto da cúpula do Partido Comunista na qual aparece Kim Jong-un, filho do atual líder norte-coreano, Kim Jong-il. É a primeira imagem oficial do seu provável futuro líder que o país divulga.

 

A imagem foi registrada durante a cúpula do partido, quando Kim Jong-un foi nomeado general e recebeu poderes civis e militares. Na foto (acima), ele parece do lado esquerdo, junto de um alto militar norte-coreano (centro) e de seu pai, Kim Jong-il (direita). A imagem foi publicada em um jornal norte-coreano.

 

Tanto a imagem quanto os vídeos que mostram Kim Jong-un em meio às lideranças do país dão mais indícios de que ele deve ser o sucessor de seu pai. Especula-se que Kim Jong-il esteja enfrentando problemas de saúde e deva sair do poder nos próximos anos. Kim Jong-il, de 68 anos, se tornou líder da Coreia do Norte em 1994, quando seu pai e fundador da nação comunista, Kim Il-sung, morreu. Acredita-se que ele tenha sofrido um acidente vascular cerebral há dois anos.

 

Na terça, a KCNA, agência estatal norte-coreana, anunciou que Kim Jong-un foi graduado como um general de quatro estrelas do Exército, a primeira menção de seu nome na imprensa do país. A agência, porém, não deu nenhum detalhe sobre a vida dele, nem ao menos destacando-o como filho do atual líder do país.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do NorteKim Jong-ilKim Jong-un

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.