Coreia do Norte e do Sul trocam tiros em zonas desmilitarizadas

A troca de tiros ocorreu dentro de uma zona desmilitarizada entre os dois países

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Tiros disparados da Coreia do Norte atingiram um posto de guarda na Coreia do Sul neste domingo, 3, dentro da Zona Desmilitarizada que separa os dois países, e soldados sul-coreanos revidaram, disseram as forças armadas do sul.

Na quinta-feira, 16,soldados sul-coreanos patrulham a cerca de arame farpado em Paju, na Coreia do Sul, perto da fronteira com a Coreia do Norte. Os Chefes das Forças Armadas em Seul disseram que tropas norte-coreanas dispararam várias balas em um posto de guarda sul-coreano dentro da fronteira fortemente fortificada entre os países nestedomingo, 3 de maio de 2020 Foto: Ahn Young-joon/AP Photo

PUBLICIDADE

Não houve vítimas registradas no lado sul-coreano, disseram os militares do país em um breve comunicado.

A fronteira tensa de 155 milhas é a mais militarizada do mundo. O Sul disse que estava entrando em contato com o Norte por meio de uma linha direta militar para impedir que a situação se agravasse. Ainda não está claro por que o Norte deu os tiros.

A troca de tiros ocorreu um dia depois que a Coreia do Norte relatou a primeira aparição pública do líder do país, Kim Jong Un, em três semanas. A ausência de Kim da opinião pública gerou uma torrente de rumores e notícias não confirmadas de que ele estava gravemente doente após uma cirurgia cardíaca.

A fronteira está cheia de minas, postos de guarda e cercas e tem quase 2 milhões de tropas prontas para a batalha de ambos os lados. Ao longo dos anos, os dois militares trocaram tiros ocasionalmente.

As duas Coreias permanecem tecnicamente em estado de guerra após a Guerra da Coréia de 1950-1953 ter sido interrompida em uma trégua, não em um tratado de paz. / The New York Times

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.