KCNA via Reuters
KCNA via Reuters

Coreia do Norte estaria preparando novo teste nuclear

Drenagem de água e instalação de cabos teria sido observada na base de Punggye-ri, no nordeste do país, onde foi realizada a última detonação

O Estado de S.Paulo

29 de março de 2017 | 01h32

SEUL - Um novo teste nuclear subterrâneo estaria bastante avançado na Coreia do Norte, segundo novas imagens por satélite publicadas hoje pelo site 38North, ligado à Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos. 

Fotos tiradas por satélite no último 25 de março mostram um alto nível de atividade na base de Punggye-ri, no nordeste do país, que "sugere de maneira enfática que os preparativos para um teste estão bastante avançados", informa o site. 

Segundo análise da página especializada na Coreia do Norte, imagens indicaram que cabos teriam sido instalados no exterior da base, onde o exército norte-coreano detonou suas bombas mais recentes - a última em setembro. O site destaca que, entre as movimentações, estaria havendo drenagem de água na região. No entanto, ressalta que não há provas suficientes sobre a presença de um dispositivo nuclear na base nem sobre o momento em que se realizará esse teste. 

A Coreia do Norte realizou no ano passado testes atômicos em Punggye-ri, no que teria sido a primeira vez em que o regime de Pyongyang realizou dois testes em poucos meses - antes o período era de anos. Sob o comando do jovem líder Kim Jong-un, que chegou ao poder em 2011, Pyongyang ampliou esforços para o desenvolvimento de programas nucleares e de mísseis apesar das sanções cada vez mais severas com que a ONU castigou o país. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.