26 de julho de 2017 | 15h40
WASHINGTON - O Pentágono detectou sinais de que a Coreia do Norte estaria preparando um novo teste de míssil, revelou na terça-feira 25 um alto funcionário de Defesa em Washington.
O tiro "provavelmente" ocorrerá na quinta-feira, dia 27 de julho, data do 64.º aniversário do armistício que acabou com a Guerra da Coreia, disse o funcionário, que pediu para não ser identificado. A data é celebrada todos os anos na Coreia do Norte como o Dia da Vitória.
O teste envolveria um míssil balístico intercontinental (ICBM), um KN-20 ou um Hwasong-14. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que Seul detectou supostos preparativos para um tiro de míssil por parte de Pyongyang.
"Há uma forte possibilidade de que o Norte efetue um teste em torno do armistício de 27 de julho", declarou à Yonhap um funcionário do governo sul-coreano. De acordo com a fonte, "movimentos de veículos que transportavam tubos de lançamento foram observados de maneira contínua na Província de Pyongan do Norte", no oeste do país.
Este seria o segundo tiro de ICBM de Pyongyang, após o teste bem sucedido do dia 4 de julho, que alarmou o mundo. A Coreia do Norte pretende desenvolver um míssil capaz de lançar uma ogiva nuclear no território americano. / AFP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.