O foguete Unha-3, antes do lançamento
O foguete Unha-3, antes do lançamento

Coreia do Norte lança foguete; EUA e Coreia do Sul dizem que foi falho

Autoridades da Coreia do Sul dizem que o satélite quebrou no lançamento e caiu no mar

Efe,

12 de abril de 2012 | 20h11

Texto atualizado às 21h19

 

Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira, 12, o lançamento do foguete norte-coreano que era alvo de inúmeras críticas por parte da comunidade internacional.

Veja também:

link'Pyongyang ignora críticas externas', diz diretor de centro espacial

linkCoreia injeta combustível no foguete que colocará satélite em órbita

Segundo a rede de televisão CNN, que cita funcionários do governo americano, o foguete Unha-3 teria fracassado em seu objetivo de pôr em órbita o satélite Kunmyongsong-3.

O Pentágono e a CIA, assim como outras agências americanas, seguem muito de perto há dias todas as circunstâncias que cercam o lançamento.

As fontes citadas não dão detalhes ainda sobre a trajetória ou onde caíram as duas fases das quais constava o projétil, que deveria sobrevoar águas sul-coreanas e japonesas.

Segundo outra emissora, a NBC, a Casa Branca vai emitir em breve uma declaração em relação ao lançamento, que aconteceu poucos minutos depois das 7h30 locais de sexta-feira (19h30 de quinta-feira em Brasília) a partir de uma base no oeste da Coreia do Norte, onde recentemente o foguete havia sido abastecido de combustível.

Os Estados Unidos e seus aliados sul-coreanos e japoneses consideram este lançamento uma provocação do regime comunista de Pyongyang, já que, segundo eles, mascara o teste de um míssil balístico de longo alcance.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.