Coreia do Norte liberta um dos três americanos presos no país

Segundo Departamento de Estado, Jeffrey Fowle estava a caminho de casa nesta terça-feira; outros dois homens continuam presos em Pyongyang

O Estado de S. Paulo

21 de outubro de 2014 | 15h22

Washington - O Departamento de Estado americano anunciou nesta terça-feira, 21, que Jeffrey Fowle, um dos três americanos mantidos presos na Coreia do Norte, foi libertado. 

Segundo a porta-voz do Departamento Marie Harf, Fowle estava a caminho de casa na tarde desta terça-feira após negociações permitirem que ele deixasse Pyongyang. Fowle vive em Miamisburg, Ohio. Harf disse que os Estados Unidos ainda estão tentando libertar os outros americanos Matthew Miller e Kenneth Bae. 

Jornalistas da agência Associated Press in Pyongyang disseram ter visto um avião do governo americano na capital norte-coreana nesta terça-feira. Washington tem tentado por meses mandar um enviado de alto nível para a Coreia do Norte para negociar a libertação dos três homens. 

Analistas afirmam que a Coreia do Norte já usou a detenção de americanos, no passado, como moeda de troca nas negociações com os EUA sobre seu programa nuclear e de mísseis, acusação que Pyongyang nega. / ASSOCIATED PRESS   

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.