PUBLICIDADE

Coreia do Norte precisa de garantias sobre sua segurança, afirma Putin

O presidente russo, que afirmou ser favorável à 'completa desnuclearização', disse ter a impressão de que o líder norte-coreano 'compartilha o mesmo ponto de vista'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

VLADIVOSTOK - O presidente russo Vladimir Putin afirmou nesta quinta-feira, 25, que a Coreia do Norte precisa de garantias sobre sua segurança e que a desnuclearização só poderá acontecer com base no direito internacional. Putin, que afirmou ser favorável à "completa desnuclearização", disse ter a impressão de que o líder norte-coreano, Kim Jong Un"compartilha o mesmo ponto de vista". 

Kim Jong-un e Vladimir Putin durante primeiro encontro oficial em Vladivostok, na Rússia Foto: AP Photo / Alexander Zemlianichenko

PUBLICIDADE

A Coreia do Norte precisa de "garantias sobre sua segurança, a preservação de sua soberania", disse Putin, após uma reunião comKim Jong Un em Vladivostok, no extremo oriente da Rússia. "Precisamos restaurar o poder do direito internacional, voltar ao estado em que o direito internacional, e não a lei do mais forte, determina a situação no mundo", completou.

Putin destacou que pretende discutir com Washington sobre o que conversou com Kim Jong Un. "Aqui não há segredos, não há conspirações. O próprio presidente Kim nos pediu para informar o lado americano sobre nossa posição", disse. 

O presidente russo afirmou que os interesses de seu país coincidem com os dos Estados Unidos no sentido de que ambos são favoráveis a uma "completa desnuclearização"."No que diz respeito à redução da ameaça de conflitos nucleares, esta é certamente uma prioridade comum", disse. "Tive a impressão de que o líder norte-coreano compartilha o mesmo ponto de vista. E precisamos de garantias de segurança, isto é tudo. Precisamos pensas sobre tudo isto juntos."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.