Coreia do Norte prepara desfile militar sem precedentes, diz Seul

Desde o dia 12 de julho foram detectados testes com cerca de 10 mil soldados

Efe,

26 de setembro de 2010 | 04h45

SEUL - A Coreia do Norte prepara um desfile militar sem precedentes para marcar provavelmente um de seus dois eventos importantes que realizam este mês, segundo informaram à agência sul-coreana Yonhap diversas fontes do governo de Seul.

 

Desde o dia 12 de julho foram detectados testes com cerca de 10 mil soldados para preparar um desfile do qual poderia participar o líder norte-coreano, Kim Jong-il, e em uma base militar de Pyongyang se concentraram tropas, mísseis, veículos armados e peças de artilharia.

 

As fontes citadas pela Yonhap asseguram que este desfile militar poderia ser o maior jamais realizado pela Coreia do Norte a julgar pelo número de soldados mobilizados.

 

A parada militar poderia coincidir com a realização da reunião extraordinária do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, que começa na terça-feira e que não se realiza há 44 anos.

 

O desfile também poderia acontecer por ocasião da celebração, no dia 10 de outubro, do 65º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores norte-coreano.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Norte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.