Coreia do Norte realiza novo teste com motor de foguete

O teste, realizado em 22 de junho, foi detectado a partir de imagens de satélites

O Estado de S.Paulo

28 de junho de 2017 | 02h26

SEUL - A Coreia do Norte testou recentemente um motor de foguete que poderia ser parte do desenvolvimento de um míssil balístico intercontinental, informou na noite de terça-feira, 27, o site especializado 38 North, ligado à Universidade John Hopkins de Washington. 

Ao que parece, a Coreia do Norte realizou "um teste com um pequeno motor de foguete" em Sohae, uma base de lançamentos, informou o site, acrescentando que não é certo que se trate de um equipamento de um míssil balístico intercontinental (ICBM). 

Imagens de satélite do dia 10 de junho não revelavam indícios de preparativos de um teste, o que prova que  Pyongyang "tem capacidade técnica e logística para realizar este tipo de teste sem advertência prévia", destaca o 38 North

Segundo o site, "não é possível" confirmar, baseado apenas em imagens de satélites, que este último teste envolva um ICBM. 

Desde o início de 2016, a Coreia do Norte realizou dois testes nucleares e disparou dezenas de mísseis, ignorando as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), que proíbem qualquer tipo de programa nuclear ou balístico norte-coreano. / AFP

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Norte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.