Coreia do Norte tem dia festivo pelo aniversário de Kim Jong-il

Como manda a tradição, serão realizados concentrações públicas de apoio ao líder

Efe,

16 de fevereiro de 2011 | 03h01

 Homenagem incluiu  nado sincronizado. Foto: KCNA/AP

SEUL - A Coreia do Norte celebra nesta quarta-feira, 16, com atos públicos e esportivos o 69º aniversário do líder do país, Kim Jong-il, em um dos dias festivos mais importantes da nação comunista.

Desde a última semana os norte-coreanos foram chamados a participar das concentrações de apoio à figura do líder e ontem mesmo começaram as demonstrações esportivas para comemorar o nascimento de Kim Jong-il.

A propaganda norte-coreana difunde a versão de que Kim Jong-il nasceu no Monte Paektu, considerado sagrado nas duas Coreias, embora documentos históricos indiquem que o líder norte-coreano veio ao mundo em um povoado soviético.

Os norte-coreanos viverão nesta quarta-feira um dia festivo no qual, como manda a tradição, serão realizadas concentrações públicas de apoio ao líder, oferendas com a flor "kimjongilia" e vários eventos esportivos e culturais.

Além disso, as famílias norte-coreanas receberão porções de comida e álcool apesar de a imprensa sul-coreana ter assegurado recentemente que o regime norte-coreano está buscando ajuda externa para evitar a escassez de alimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.