Coreia do Norte testa mais um míssil no Mar do Japão

A Coreia do Norte lançou neste domingo, 19, mais um míssil de curto alcance no Mar do Japão, o quarto em dois dias, informou o ministro da Defesa da Coreia do Norte. O ministro disse que o Exército do país está em estado elevado de alerta.

AE, Agência Estado

19 de maio de 2013 | 18h36

O míssil foi disparado após o governo sul-coreano condenar neste domingo os lançamentos anteriores feitos por Pyongyang e pediu ao governo comunista vizinho que os dois países se sentem para negociar.

No sábado, 18, a Coreia do Norte disparou três mísseis guiados de curto alcance em águas orientais. O país testa rotineiramente mísseis desse tipo, mas os últimos lançamentos vieram durante um período de diplomacia destinada a aliviar as tensões entre os dois países. O Norte está proibido de testar mísseis balísticos em resoluções do Conselho de Segurança da Organizações das Nações Unidas (ONU).

No início deste ano, a Coreia do Norte ameaçou ataques nucleares em Seul e Washington por causa de exercícios militares anuais entre os EUA e a Coreia do Sul e em função das sanções da ONU impostas sobre o seu terceiro teste nuclear em fevereiro.

Em passagem por Moscou, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, qualificou neste domingo os testes de mísseis como "uma escalada perigosa". As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Nortemíssilteste

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.