Coreia do Norte:imagem mostra atividade de teste atômico

Novas imagens de satélite revelam atividade em curso em um local de teste atômico na Coreia do Norte. As informações são de um instituto de pesquisa da universidade norte-americana Johns Hopkins, o que aumenta as expectativas de uma iminente detonação nuclear pelo país asiático.

Agência Estado

28 de janeiro de 2013 | 04h53

As imagens, tiradas em 23 de janeiro, sugerem que a instalação estaria pronta para realizar um teste "em algumas semanas ou menos", confirmou ontem o instituto em seu site. "As operações de limpeza de neve e as subsequentes faixas na neve revelam uma atividade em edifícios e estradas próximas ao túnel usado para possíveis testes nucleares."

A análise do instituto ocorre após o governo norte-coreano fazer ameaças diárias de que prepara seu terceiro teste nuclear, em resposta às sanções impostas a Pyongyang pelo Conselho de Segurança da ONU, após o lançamento de um foguete de longo alcance em 12 de dezembro.

Em reunião com altos oficiais de segurança, o líder norte-coreano, Kim Jong Eun, ordenou "medidas estatais importantes", alimentando especulações de uma detonação iminente. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Nortenuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.