Coreia do Sul alerta para novo teste nuclear do Norte

A agência de espionagem da Coreia do Sul advertiu nesta terça-feira que a Coreia do Norte pode conduzir outro teste nuclear, depois que Pyongyang detonou o que chamou de dispositivo atômico miniaturizado. O alerta foi feito a parlamentares pelo diretor do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano, Won Hei-soon, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

GABRIELA MELLO, Agência Estado

12 de fevereiro de 2013 | 09h26

O serviço levantou a "possibilidade de outro teste nuclear pelo Norte" ou um teste de míssil balístico, assim que o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) der início às discussões sobre a imposição de novas sanções a Pyongyang. O horário da reunião do CS está previsto para as 12 horas (de Brasília).

"O Norte pode encenar outras provocações para distrair os esforços internacionais de impor mais sanções ou para pressionar a China a apoiá-lo", afirmou Won. Apesar da alegação de que o teste nuclear desta terça-feira foi uma "bomba atômica mais leve e miniaturizada", o diretor do serviço de inteligência acrescentou que sua agência não acredita que Pyongyang tenha tido sucesso. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do Nortenuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.