Coreia do Sul e EUA planejam manobras na fronteira do Mar Amarelo

'Estão planejadas manobras conjuntas das forças da Marinha da Coreia do Sul e dos Estados Unidos perto das ilhas de Baengnyeong e de Yeonpyeong', indicou um oficial sul-coreano

Efe,

22 de fevereiro de 2011 | 04h41

Os Exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos planejam realizar manobras navais na delicada zona do Mar Amarelo (Mar Ocidental), na fronteira com a Coreia do Norte, antes do fim deste ano, informou nesta terça-feira, 22, a agência sul-coreana Yonhap.

Os exercícios seriam os primeiros de maneira conjunta entre a Marinha sul-coreana e seus aliados americanos nas ilhas sul-coreanas da fronteira, uma das quais, a de Yeonpyeong, foi bombardeada em novembro pela Coreia do Norte.

"Estão planejadas manobras conjuntas das forças da Marinha da Coreia do Sul e dos Estados Unidos perto das ilhas de Baengnyeong e de Yeonpyeong", indicou um oficial sul-coreano à Yonhap.

Em 2010, as duas ilhas foram cenário de dois graves incidentes que elevaram ao máximo a tensão entre as duas Coreias: o afundamento em março da embarcação sul-coreana "Cheonan", perto de Baengnyeong, e o bombardeio de Yeonpyeong, em novembro.

No afundamento do "Cheonan", que Seul atribui a um torpedo norte-coreano, morreram 46 tripulantes, enquanto os obuses da Coreia do Norte mataram em Yeonpyeong dois militares e dois civis sul-coreanos.

O regime comunista de Pyongyang rejeita o traçado da linha fronteiriça que separa os dois países no Mar Amarelo desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53).

"As manobras são parte dos esforços dos aliados para melhorar a defesa combinada e estar prontos para conter uma provocação norte-coreana", indicou a fonte consultada pela Yonhap.

As forças de Washington e Seul também preveem realizar - em data ainda não determinada - um exercício de desembarque no litoral oriental sul-coreano em 2011.

Na próxima segunda-feira, terão início as manobras anuais conjuntas da Coreia do Sul e dos EUA com a participação de 12.500 soldados americanos e 200 mil sul-coreanos.

Os exercícios, batizados como "Key Resolve/Foal Eagle", irão até 10 de março, embora algumas manobras terrestres continuarão até 30 de abril.

Tudo o que sabemos sobre:
coreiaEUAmanobrasnavaismar amarelo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.