
31 de outubro de 2016 | 11h56
SEUL - Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira, 31, manobras militares em águas sul-coreanas para ensaiar a resposta perante um hipotético ataque da Coreia do Norte, informou o Ministério da Defesa de Seul, em um momento de forte tensão na região.
O exercício militar Hoguk, que acontece até o dia 11 de novembro, começou com uma operação de desembarque anfíbio no litoral oriental sul-coreano, da qual participam 2,6 mil fuzileiros navais da Coreia do Sul e 130 americanos, informou um porta-voz de Defesa sul-coreano.
Para a manobra desta segunda se mobilizaram cerca de dez navios de guerra - entre eles vários destróieres Aegis -, e 30 aviões e veículos de assalto anfíbios, a fim de melhorar a interoperabilidade das forças conjuntas para resistir a um possível ataque da Coreia do Norte na região da fronteira marítima oriental, segundo o porta-voz.
Os exercícios dos aliados podem gerar novas ameaças da Coreia do Norte, que considera ações como esta um ensaio de agressão a seu país. / EFE
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.