Coreia do Sul inicia testes anti-submarinos em sua costa

Manobras militares contam com a participação de dez navios e um destroier de 3 mil toneladas

Efe,

27 Maio 2010 | 04h36

SEUL - A Marinha da Coreia do Sul iniciou nesta quinta-feira, 27, uma série de exercícios antissubmarinos em sua costa ocidental, em meio à tensão na península pelo ataque a uma embarcação sul-coreana em março, atribuído a Coreia do Norte.

Segundo informou a agência local Yonhap, estas manobras militares de um dia contam com a participação de dez navios, que incluem um destróier de 3 mil toneladas e outras três embarcações patrulhas.

Os exercícios acontecem no litoral de Taean, cerca de 150 quilômetros a sudoeste de Seul, em águas do Mar Amarelo (Mar Ocidental), relativamente afastadas do lugar onde aconteceu o afundamento da embarcação sul-coreana "Cheonan" em 26 de março, incidente que, segundo uma equipe internacional de especialistas, foi causado por um torpedo lançado por um ataque submarino norte-coreano.

As autoridades militares sul-coreanas disseram que se trata de manobras para prevenir novas provocações norte-coreanas após o afundamento do"Cheonan", no qual morreram 46 tripulantes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.