
15 de outubro de 2018 | 04h25
SEUL - A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concordaram nesta segunda-feira, 15, em realizar uma cerimônia no final de novembro ou início de dezembro para selar um projeto futuro de conectar ferrovias e estradas dos dois países.
O ministro da Unificação da Coreia do Sul também disse que os norte-coreanos concordaram com a realização, em breve, de palestras militares de nível geral para discutir a redução da tensão na fronteira e a criação de um comitê militar conjunto com o objetivo de manter a comunicação e evitar crises e confrontos.
Além disso, também foi acordada a manutenção das conversas entre autoridades esportivas para discutir um plano de enviar equipes combinadas dos dois países para os Jogos Olímpicos de Verão de 2020 e também para fazer um esforço para sediar os Jogos de 2032.
As duas Coreias também se comprometeram com conversas com a Cruz Vermelha em novembro para organizar encontros por videoconferência entre parentes que foram separados pela Guerra da Coreia (1950-1953).
Representantes dos dois países se encontraram nesta segunda para avançar com os projetos discutidos na última cúpula intercoreana entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no mês passado, em Pyongyang. O encontro ocorre em meio ao receio dos Estados Unidos sobre o andamento dos acordos firmados entre os dois mandatários. //ASSOCIATED PRESS
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.