
10 de agosto de 2011 | 10h51
Norte coreanos assistem à treinamento militar transmitido ao vivo pela televisão estatal
SEUL - A Coreia do Norte realizou novos ataques na noite desta quarta-feira, 10, (horário local) na região da fronteira com a Coreia do Sul no Mar Amarelo, informou o Ministério da Defesa sul-coreana, o segundo incidente do dia com armas na área.
Veja também:
Arquivo Estado: O armistício de Pan-Mun-Jon
Infográfico: As origens do impasse na península coreana
Os fuzileiros navais sul-coreanos enviados para uma linha de frente dispararam tiros de advertência, como já haviam feito horas antes.
O primeiro incidente aconteceu às 13h (horário local, 1h em Brasília),quando uma bomba norte-coreana caiu perto da fronteira marítima.
A artilharia costeira norte-coreana realizou disparos novamente às 19h46 (7h46 em Brasília) na direção da fronteira conhecida como Linha Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês) e mais uma vez os soldados sul-coreanas responderam, disse um porta-voz do Ministério à agência France Presse.
"Não ocorreram mais disparos depois disso, mas estamos observando a situação de perto", disse ele, negando-se a falar quantas salvas de tiros foram disparadas.
A agência sul-coreana de notícias Yonhap citou um morador da ilha de Yeonpyeong, no Mar Amarelo, dizendo que a Coreia do Norte disparou três salvas de tiros na noite desta quarta-feira, a mesma quantidade do primeiro ataque.
As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.