Coreias recuperam sua linha de comunicação para a aviação civil

Em maio, a Coreia do Norte suspendeu o contato devido ao período de tensões com a parte sul da península coreana

Efe

18 de outubro de 2010 | 03h31

SEUL - Nesta segunda-feira, 18, s duas Coreias voltaram a conectar uma linha de comunicação entre seus principais aeroportos que tinha sido suspensa há alguns meses em pleno período de tensões, informou a agência local Yonhap.

O porta-voz do Ministério de Unificação sul-coreano disse que os aeroportos de Pyongyang e o de Incheon em Seul se puseram em contato nesta segunda pela primeira vez desde que em maio a Coreia do Norte suspendeu essa linha de comunicação, destinada a controlar os voos das companhias aéreas estrangeiras.

No entanto, nenhuma companhia aérea sul-coreana sobrevoou por enquanto o espaço aéreo norte-coreano, segundo a Yonhap.

O restabelecimento dessa linha de comunicação telefônica aconteceu depois que, este sábado, assim o propôs a Coreia do Norte, que a tinha cortado quando recebeu sanções de Seul pelo afundamento de uma corveta sul-coreana que causou 46 mortos.

A decisão de recuperar a linha de comunicação para a aviação civil acontece quando as relações entre as Coreias experimentaram uma certa melhoria, semanas antes que se reúnam famílias de ambos os países separadas pela guerra ocorrida há 60 anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.