Corpo de testemunha kosovar é encontrado na Alemanha

O corpo de uma importante testemunha no tribunal que julga crimes de guerra cometidos na Guerra de Kosovo, em 1999, foi encontrado sem vida em um parque de uma cidade alemã, disse um porta-voz da União Europeia (UE), Nicholas Hawton, nesta quarta-feira. Agora as autoridades da Alemanha investigam as circunstâncias da morte de Agim Zogaj, conhecido como "testemunha X" no julgamento de Fatmir Limaj, ex-comandante dos insurgentes albaneses kosovares e atualmente um político famoso no Kosovo.

AE, Agência Estado

28 de setembro de 2011 | 16h23

Hawton não ofereceu detalhes de quando ou onde Zogaj morreu na Alemanha, e nem se ele morreu de causas naturais ou foi assassinado. Zogaj recebeu status de testemunha protegida pela comunidade internacional quando concordou em testemunhar contra Limaj.

Na semana passada, um juiz que trabalha para a missão europeia no Kosovo ordenou que Limaj permaneça um mês em prisão domiciliar enquanto aguarda julgamento. Limaj, ex-ministro dos Transportes, é um dos políticos mais influentes do partido do primeiro-ministro Hacim Thaci. Limaj combateu no Exército de Libertação do Kosovo, formado por albaneses étnicos, e foi acusado de atrocidades contra albaneses e sérvios em 1999.

As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.