Correspondente lança livro sobre a Argentina

O correspondente do Estado em Buenos Aires, Ariel Palacios, lança no Brasil o livro Os Argentinos, pela Editora Contexto. O livro conta como é o cotidiano do povo argentino, sua conturbada história, suas crenças e como, ao contrário do que muitos acreditam, gostam e admiram os vizinhos brasileiros."A ideia era fazer um livro que ajudasse a acabar com os clichês dos brasileiros em relação ao país vizinho e abordasse os mais diversos aspectos da sociedade argentina."

O Estado de S.Paulo

27 de fevereiro de 2013 | 02h06

A história política, econômica, social e geopolítica da Argentina tem mudado muito nas últimas décadas e o objetivo da obra, de acordo com o autor, é mostrar ao leitor brasileiro a estrutura de um país cheio de contrastes e antagonismos.

Temas como cultura, dia a dia, idiossincrasia, gastronomia, mitos, história, política, economia e futebol, entre outros assuntos, estão divididos em 14 capítulos. "A Argentina é o país com o qual compartilhamos o 'portunhol', esse peculiar 'idioma', falado tanto por turistas quanto por presidentes. E é também a terra do 'lunfardo', a gíria usada no tango e na vida cotidiana", afirma Palacios.

Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Palacios fez o Master de Jornalismo do jornal El País (Madri), em 1993. É correspondente do Estado em Buenos Aires, desde 1995, e da GloboNews, desde 1996.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.