Cory Booker conquista assento no Senado dos EUA

O democrata Cory Booker, prefeito de Newark, a maior cidade do Estado norte-americano de New Jersey, venceu ontem uma eleição especial e passará a ser o segundo afro-americano no Senado dos EUA.

Agência Estado

17 de outubro de 2013 | 12h01

Booker, que derrotou o republicano conservador Steven Lonegan, vai assumir a vaga que se abriu na Casa com a morte do também democrata Frank Lautenberg, em junho.

A vitória de Booker acabou sendo ofuscada pela aprovação no Congresso, ontem à noite, de um acordo para manter o governo dos EUA financiado até meados de janeiro e elevar o teto da dívida norte-americana até o começo de fevereiro.

Em entrevista ao programa Morning Joe, da MSNBC, Booker, de 44 anos, disse estar preparado "para ir a Washington e converter a frustração dos norte-americanos com o Congresso em energia para mudanças".

Booker e o republicano Tim Scott, da Carolina do Sul, serão os únicos integrantes negros do Senado norte-americano, que conta com 100 assentos.

Como Scott foi nomeado pelo governo da Carolina do Sul para assumir como senador, isso significa que Booker é o primeiro afro-americano a conquistar um assento na Casa desde que o agora presidente Barack Obama o fez, em 2004. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
EUASenadoNova Jersey

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.