PUBLICIDADE

Costa Rica restabelece relações com Cuba após 48 anos

Presidente Oscar Arias diz que situação mudou e rompe 'silêcio oficial'; países terão embaixadores em breve

Por Agências internacionais
Atualização:

O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, anunciou nesta quarta-feira, 18, que seu país restabelecerá relações diplomáticas com Cuba. A decisão foi tomada após 48 anos de um "silêncio oficial" entre os países. "Se pudemos virar a página com regimes totalmente opostos como em seu tempo a União Soviética e mais recentemente a China, como não fazê-lo com um país que é geográfica e culturalmente mais próximo, como Cuba", questionou Arias em entrevista coletiva.

 

O presidente adiantou que os dois países designarão em breve seus respectivos embaixadores. Arias recordou que em 1961 o então governante Mario Echandi decidiu mediante um decreto romper as relações com Havana. "Hoje o mundo é diametralmente distinto a aqueles dias, por isso hoje vou firmar um decreto para restabelecer relações com Cuba."

 

"Chegou a hora de estabelecer um diálogo direto e aberto de relações oficiais e normais, que nos permitam abordar nossas diferenças frente a frente, com respeito", acrescentou o presidente da Arias, um crítico do governo de Fidel Castro.

 

Arias também fez um pedido para que os Estados Unidos revisem sua posição quanto a Cuba. "A Guerra Fria já acabou e acho que, cedo ou tarde, o presidente Barack Obama terá que dialogar com o regime cubano", disse.

 

O presidente eleito de El Salvador, Mauricio Funes, também anunciou nesta quinta que, em seu futuro governo, restabelecerá as relações diplomáticas com Cuba. "Seríamos, até o momento, o único país da América Latina que não mantém relações diplomáticas com Cuba", disse Funes,pouco depois de tomar conhecimento da decisão da Costa Rica.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.