Cresce visão de que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Quase uma em cada cinco pessoas (18%) acham que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é muçulmano, segundo uma pesquisa publicada hoje pelo centro de pesquisas Pew e pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública. Em março de 2009, o porcentual era de 11%.

AE-AP, Agência Estado

19 de agosto de 2010 | 17h43

A proporção dos que disseram corretamente que ele é cristão caiu para 34%. A maior parte das pessoas, 43%, disse que não sabe qual é a religião do presidente, um aumento em relação aos 34% que deram essa resposta no início de 2009.

Seis em cada dez pessoas que acreditam que Obama é muçulmano disseram ter recebido a informação da mídia e 16% disseram que souberam disso pela televisão, segundo a sondagem. Onze por cento afirmaram que descobriram o fato por causa do comportamento e das palavras do presidente.

A pesquisa foi baseada em entrevistas realizadas antes da controvérsia sobre a construção de uma mesquita perto do local onde ficava o World Trade Center (WTC), em Nova York. Obama disse acreditar que os muçulmanos têm o direito de construir um centro islâmico na cidade, embora também tenha dito que não se posicionará sobre se a mesquita deve realmente ser construída.

A sondagem descobriu que três em cada dez dos maiores rivais políticos de Obama, republicanos e conservadores, dizem que ele é muçulmano, o que representa uma elevação em relação ao número do ano passado e está muito acima da quantidade de democratas e liberais que dizem o mesmo.

Confusão

Andrew Kohut, diretor do centro de pesquisas Pew, disse que a confusão reflete, em parte, "a intensificação das visões negativas sobre Obama entre seus críticos". Alan Cooperman, diretor associado de pesquisas do Fórum Pew, acha que o fato de o povo ouvir pouco sobre a religião do presidente "pode aumentar a possibilidade de que outras pessoas sugiram que o presidente é de fato muçulmano".

Obama é cristão, filho de pai muçulmano nascido no Quênia e mãe nascida no Kansas. Dos seis aos dez anos, viveu na Indonésia, país majoritariamente muçulmano, com sua mãe e seu padrasto indonésio. Seu nome completo, Barack Hussein Obama, soa muçulmano para muitas pessoas.

Tudo o que sabemos sobre:
pesquisaBarack Obamamuçulmano

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.