Crimeia assume controle de cinco portos da Ucrânia

O parlamento da Crimeia aprovou uma lei para assumir o controle de todos os portos da Ucrânia. O governo regional criou um órgão chamado Comitê Republicano de Transporte e Comunicação para gerenciar as atividades.

Agência Estado

19 de março de 2014 | 09h09

Operadores disseram que os portos de Kerch, Yalta, Evpatoriya, Theodosia e o porto comercial de Sevastopol agora estão sob controle do novo comitê. "É uma situação estranha", disse um executivo de transporte marítimo que opera na região. "O parlamento da Crimeia não é reconhecido em qualquer outro lugar do mundo a não ser a Rússia. Se há essas alterações elas podem ser contestadas como ilegais", afirmou.

Cerca de 12% das cargas da Ucrânia passam pelos portos da Crimeia. A maioria dos operadores que utilizam os portos são russos e ucranianos, mas as companhias de navegação ocidentais também fazem negócios na região com parceiros locais.

As exportações de trigo, ferro e aço da Ucrânia devem ser transferidas para os portos localizados no Mar Negro, como Odessa, Yuzni e Illichivsk, que ainda permanecem sob controle de Kiev. Fonte Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
CRIMEIAPORTOSUCRÂNIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.