Reuters
Reuters

Cuba divulga pauta de reunião do PC

Havana distribui fotos de Chávez com Fidel, que pode deixar seu posto no partido em abril

AFP, O Estado de S.Paulo

11 de novembro de 2010 | 00h00

HAVANA

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, encontrou-se na terça-feira com Fidel Castro, segundo anunciou ontem o governo de Cuba. A reunião ocorreu após a divulgação da pauta do 6.º Congresso do Partido Comunista Cubano que, marcado para abril, poderá determinar a saída de Fidel do cargo de secretário-geral do PCC, único posto formal que ocupa.

Considerado instância fundamental para os rumos da administração da ilha, o Congresso deverá estabelecer e sancionar mudanças sociais e econômicas profundas. O tradicional "livreto", que possibilita à população a compra de alimentos e produtos subsidiados por Havana, por exemplo, deverá deixar de existir, segundo a pauta de propostas, sob a justificativa de que o mercado negro cubano só existe por causa dele. A unificação da moeda - há uma cotação oficial e outra que equivale às moedas internacionais - também está nos planos do governo. Os 24,7 mil refeitórios para operários, criados em 1963 juntamente com os livretos, deixarão de existir. Atualmente, os estabelecimentos atendem diariamente 3,5 milhões dos 11,2 milhões de cubanos.

Benefícios de previdência para trabalhadores desempregados também serão reduzidos, assim como investimentos em saúde e educação. Prêmios aos trabalhadores subsidiados pelo Estado, como hospedagens de uma semana em hotéis de luxo e visitas a restaurantes privados, também deixarão de existir.

Havana informou que o encontro entre Chávez e Fidel durou quatro horas. Os líderes "expressaram sua convicção de que as relações entre Cuba e Venezuela constituem um exemplo de relações fraternais entre dois povos revolucionários que lutam por um destino melhor para toda a humanidade", segundo nota de Cuba.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.