Cuba fará Congresso do Partido Comunista após 13 anos

Raúl Castro e conselheiros discutirão 'atualização do modelo econômico' cubano

Agência Estado

09 de novembro de 2010 | 01h23

Raúl Castro afirmou que outros assuntos políticos não serão debatidos no Congresso.

 

HAVANA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, convocou na segunda-feira, 8, o VI Congresso do Partido Comunista (PC), o primeiro em 13 anos, para a segunda quinzena de abril de 2011, visando definir o rumo da economia do país. "Vamos nos concentrar na atualização de nosso modelo econômico, de nossas políticas sociais e da própria revolução", disse Castro, durante ato ao lado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

 

O último Congresso do PC foi realizado em outubro de 1997, em Havana, e deveria ter ocorrido novamente em 2002 e em 2007, mas estes dois últimos foram adiados. O governo nunca justificou o adiamento do encontro, mas acredita-se que a decisão tenha sido tomada devido ao estado crítico de saúde de Fidel Castro, que se afastou do poder em 2006.

 

Apesar da convocação, Castro deixou claro que outros assuntos da vida política do país serão debatidos em conferências, e não no congresso do partido, que ainda tem como primeiro-secretário Fidel.

 

Os congressos do Partido Comunista têm como propósito delinear o caminho tomado pelo governo comunista em temas fundamentais para a ilha. Atualmente, Cuba enfrenta uma forte crise financeira e chegou a anunciar nos últimos meses uma inédita abertura ao setor privado e ao trabalho independente. As informações são da Associated Press.

 

Convocação do Congresso foi feita na presença de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

Tudo o que sabemos sobre:
Cubacongressocomunistaabril2011

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.