Cúpula da Ásia foca em novo modelo de expansão econômica

Os líderes de 16 países asiáticos concluíram neste domingo um encontro de cúpula na Tailândia, no qual deram prioridade à busca de um novo modelo de crescimento econômico que libere seus povos de servir apenas como produtores para o Ocidente.

AE-AP, Agencia Estado

25 de outubro de 2009 | 12h43

"O antigo modelo de crescimento, no qual seguimos dependendo do consumo, pelo Ocidente, de nossos produtos e serviços, não nos servirá mais no futuro", disse o primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, que foi o anfitrião do encontro. Ele acrescentou que os países asiáticos terão de fortalecer seus mercados internos e liberar ainda mais o comércio regional.

Os líderes destacaram que a região tem apresentado sinais de recuperação da crise mundial e "voltou ao seu ritmo de crescimento econômico".

"A Ásia Oriental, portanto, poderia ter um papel essencial de dar impulso a uma recuperação econômica e à reforma da arquitetura financeira internacional", disse Vejjajiva, assinalando que o Banco de Desenvolvimento Asiático prevê que o PIB do Leste Asiático deverá crescer de 3,4% a 3,9% este ano e de 6% a 6,4% no próximo.

Tudo o que sabemos sobre:
ÁsiaCúpulaTailândia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.