Pier Paolo Cito/AP
Pier Paolo Cito/AP

Danny Glover vai à África do Sul apoiar retorno de Aristide ao Haiti

Ator americano já mostrou apoio ao ex-presidente haitiano em outras ocasiões

Efe

17 de março de 2011 | 15h13

JOHANNESBURGO - O ator americano Danny Glover chega à África do Sul nesta quinta-feira, 17, para apoiar o retorno do ex-presidente do Haiti, Jean Bertrand Aristide, a seu país. O ator se hospedará em um luxuoso hotel da capital sul-africana nesta tarde, segundo afirmaram os responsáveis da recepção do hotel.

 

Danny Glover, conhecido por seu papel na saga cinematográfica Máquina Mortífera, mostrou em diversas ocasiões seu apoio ao Haiti e ao ex-presidente Aristide, exilado desde 2004 na África do Sul. Espera-se que Aristide encerre seu exílio nesta quinta, quando, pela tarde, ele deve embarcar para seu país natal.

 

No entanto, a emissora Talk Radio noticiou pela manhã que o presidente dos EUA, Barack Obama, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, teriam pressionado o governo da África do Sul para que Aristide atrase sua viagem até depois das eleições haitianas, previstas para o domingo.

 

O Departamento de Estado dos EUA mostrou várias vezes sua preocupação pela possível influência negativa do retorno do ex-presidente Aristide antes da eleição. O Ministério de Relações Internacionais da África do Sul recusou confirmar a partida do haitiano.

 

O Haiti realiza no domingo o segundo turno das eleições presidenciais ainda em um cenário de recuperação do terremoto que devastou boa parte do país em janeiro de 2010. A votação foi inicialmente adiada devido ao tremor, e a segunda volta também sofreu alterações de data devido a denúncias de fraudes. Disputam a presidência o cantor popular Michel Martelly e a ex-primeira-dama Mirlande Manigat.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.