Democrata é eleito prefeito de Chicago

Com 55% dos votos, o democrata Rahm Emanuel foi eleito o novo prefeito de Chicago, a terceira maior cidade dos EUA e pilar da campanha para a reeleição do presidente Barack Obama em 2012. Chefe de gabinete de Obama até outubro, quando lançou sua candidatura, Emanuel sucederá a Richard Daley, prefeito de Chicago nos últimos 22 anos, e será o primeiro judeu a assumir o cargo.

Denise Chrispim Marin, O Estado de S.Paulo

24 de fevereiro de 2011 | 00h00

Na Casa Branca, seu posto foi ocupado por William Daley, irmão de Richard Daley e ex-secretário de Comércio no governo de Bill Clinton. "Como um cidadão de Chicago e um amigo, não poderia estar mais orgulhoso. Rahm será um prefeito sensacional", declarou Obama.

Emanuel arrecadou US$ 13 milhões para sua campanha e ficou livre de um segundo turno. Seu principal concorrente foi Gery Chico, ex-chefe de gabinete de Daley, que obteve 24%. Ontem, o futuro prefeito distribuiu abraços e autógrafos diante de uma estação de metrô, expressando gratidão. Mas ele assumirá uma cidade quase falida, como a maioria dos municípios americanos. Chicago acumula déficit fiscal estimado em US$ 600 milhões e tem hoje menos contribuintes do que há dez anos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.