Efe
Efe

Deputados noruegueses indicam Snowden para Prêmio Nobel da Paz

Sugestões para o prêmio devem ser encaminhadas para o comitê do Nobel até 1º de fevereiro

O Estado de S. Paulo, Agência Estado

29 de janeiro de 2014 | 10h21

OSLO - Dois deputados noruegueses  recomendaramo ex-técnico da CIA Edward Snowden, responsável por revelar ao mundo os abusos dos programas de espionagem americanos, ao Prêmio Nobel da Paz.  Os deputados socialistas Baard Vegard Solhjell, ex-ministro do Meio Ambiente, e Snorre Valen disseram nesta quarta-feira que os debates públicos e as mudanças políticas "na esteira das denúncias feitas por Snowden, contribuíram para uma ordem mundial mais pacífica e estável".

Ser indicado significa apenas que Snowden é um dos incontáveis nomes que o comitê do Nobel levará em conta para conceder o prestigioso prêmio.  O painel de cinco pessoas que escolhe os laureados não confirma quem foi indicado, mas alguns dos que apresentam sugestões tornam públicas suas indicações.

As pessoas que indicam os candidatos ao prêmio, dentre as quais há membros de parlamentos e governos nacionais, professores universitários e antigos laureados, devem apresentar suas sugestões até 1º de fevereiro.

Os membros do comitê do prêmio podem acrescentar seus próprios candidatos durante a primeira reunião do painel, que acontece após o prazo final.  / AP

Tudo o que sabemos sobre:
NoruegaSnowdenNobelindicação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.