09 de setembro de 2013 | 10h21
MOSCOU - O líder da oposição na Rússia, Alexei Navalni, pediu um recontagem dos votos da eleição para prefeito de Moscou nesta segunda-feira, 9, depois de ter sido derrotado por Sergei Sobyanin, candidato do presidente Vladimir Putin.
A Comissão Eleitoral de Moscou informou que ex-chefe do Kremlin, Sergei Sobyanin, conseguiu pouco mais de 51% dos votos, enquanto Navalni somou 27%. "Nós não reconhecemos estas eleições", disse o opositor a repórteres. "Sobyanin não pode se considerar o prefeito de todos os moscovitas, ele não pode se considerar o prefeito eleito por lei a não ser que concorde com nosso pedido e permita uma recontagem dos votos".
O chefe da campanha eleitoral do oposicionista, Leonid Volkov, disse que a violação principal está nos votos feitos nas próprias residências dos eleitores. Segundo ele, nestes casos, houve um numero anormal de votos para Sobyanin.
Caso Sobyanin, tivesse conseguido menos de 50% dos votos, ele teria de enfrentar Navalny em um segundo turno. O líder da oposição ficou conhecido quando liderou campanhas contra o governo do presidente Vladimir Putin. Ele chegou a ser preso e condenado por corrupção há dois meses, mas teve a sentença revertida pela Justiça. / AP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.