REUTERS/Ann Wang
REUTERS/Ann Wang

Pior acidente de trem de Taiwan em décadas deixa 51 mortos e 150 feridos

Acidente aconteceu após uma batida com um caminhão, segundo a mídia local; Ministério dos Transportes disse que foi o pior desastre ferroviário da ilha em mais de quatro décadas

Redação, O Estado de S.Paulo

02 de abril de 2021 | 02h16
Atualizado 02 de abril de 2021 | 12h02

TAIPEI - Pelo menos 51 pessoas morreram e mais de 150 ficaram feridas após um trem descarrilar no leste de Taiwan nesta sexta-feira, 2. De acordo com a mídia local, é provável que o acidente tenha acontecido após uma batida com um caminhão. O Ministério dos Transportes disse que foi o pior desastre ferroviário da ilha em mais de quatro décadas.

O trem, um expresso que viajava de Taipei para Taitung transportando muitos turistas e pessoas voltando para casa, saiu dos trilhos em um túnel ao norte de Hualien, fazendo com que alguns vagões atingissem a parede da passagem, informou o Corpo de Bombeiros em um comunicado. Ainda segundo a corporação, o trem transportava cerca de 500 pessoas e os esforços de resgate estão em andamento. 

Entre 80 e 100 pessoas foram retiradas dos primeiros quatro vagões, enquanto os vagões de cinco a oito "deformaram", o que dificultou o acesso do resgate. Segundo a imprensa, muitos passageiros estavam de pé e foram arremessadas quando o trem sofreu o impacto. "As pessoas simplesmente caíram umas sobre as outras, disse uma sobrevivente a um canal de televisão do país. Foi assustador. Havia famílias inteiras lá".

A Agência Central de Notícias oficial disse que um caminhão que "não estava estacionado corretamente" é suspeito de ter ocupado parte da linha ferroviária. Os bombeiros mostraram uma foto do que parecia ser pedaços do veículo perto de uma parte do trem descarrilado e uma imagem aérea da extremidade do trem parado nos trilhos ao lado de um canteiro de obras.

"Nosso trem bateu em um caminhão", disse um homem em um vídeo transmitido pela televisão taiwanesa, mostrando fotos dos destroços. Imagens da cena do acidente exibem vagões dentro do túnel que foram despedaçados com o impacto, passageiros recolhendo malas e bolsas em um vagão inclinado e outros caminhando ao longo dos trilhos.

A montanhosa costa leste de Taiwan é um destino turístico popular, e a linha ferroviária de Taipei - inaugurada em 1979 - é conhecida por seus túneis e pela rota que passa pela costa ao norte de Hualien. O acidente ocorreu no início de um longo fim de semana para o Tomb Sweeping Day, um festival tradicional para reverência aos mortos.

Esse não é oprimeiro desastre com trens em Taiwan. Em 2018, 18 pessoas morreram e 175 ficaram feridas quando um trem descarrilou no nordeste do país. Em 1981, 30 morreram em uma colisão no norte da ilha. / Reuters

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.