Descoberta de gene mostra que neandertais podem ter falado

Os neandertais, frequentementemostrados como brutalhões não-civilizados que só davam unsgrunhidos, podem ter sido capazes de falar de formasofisticada, disseram pesquisadores na quinta-feira. Uma análise de DNA mostrou que os homens de Neandertal têmem comum com os seres humanos duas mudanças essenciais no geneFOXP2, envolvido na fala, o que suscita a possibilidade de quea espécie tivesse alguns dos pré-requisitos para a linguagem,afirmaram os pesquisadores. "Do ponto de vista desse gene, pelo menos, os neandertaispodem ter tido linguagem como nós", disse Johannes Krause,bioquímico do Instituto Max Planck, em Leipzig, que comandou oestudo. Mas muitos genes ainda desconhecidos podem estar por trásda habilidade para a linguagem, acrescentaram os cientistas. O FOXP2 produz uma proteína que liga e desliga outrosgenes, e as pessoas que possuem uma cópia defeituosa do geneapresentam problemas de fala e de linguagem. Vários animais, de camundongos a orangotangos, possuem ogene, e os cientistas acreditavam que uma mudança relativamentepequena no FOXP2 tenha acontecido junto com o surgimento dosseres humanos, menos de 200 mil anos atrás. A descoberta publicada na Current Biology sugere que avariação genética tenha ocorrido muito antes, talvez até 400mil anos atrás. "Ficamos surpresos de encontrar a mesma variante do geneFOXP2 que os humanos possuem", disse Krause. "Isso sugere que oúltimo ancestral comum entre os neandertais e os seres humanostivesse esse gene." Os neandertais são uma ramificação da linhagem humana queacabou extinta. Eles habitavam a Europa e partes da Ásiaocidental e central. As pesquisas indicam que eles eram bonsfabricantes de ferramentas, usavam peles animais para se manteraquecidos e cuidavam uns dos outros. A maioria dos pesquisadores acredita que os neandertaissobreviveram na Europa até a chegada dos seres humanosmodernos, há cerca de 30 mil anos, embora descobertas polêmicasno ano passado tenham sugerido que eles possam ter sobrevividoaté 24 mil anos atrás. No estudo, os pesquisadores extraíram DNA de uma amostra derestos mortais de homens de Neandertal recentemente escavadosno norte da Espanha. Como os ossos estavam muito bempreservados, os cientistas conseguiram também obter DNA nucleardas amostras, abrindo caminho para uma compreensão maiscompleta da evolução humana e neandertal, disse Krause. "Agorapodemos estudar todos os genes neandertais em que estivermosinteressados."