
28 de setembro de 2010 | 17h29
Chuvas afetam Oaxaca. Foto: Divulgação/Efe
CIDADE DO MÉXICO - Um deslizamento de terra no Estado de Oaxaca, no México, nesta quarta deixou ao menos sete mortos e 100 desaparecidos, cifra esta que pode chegar a mil, informaram a Defesa Civil e o governador Ulises Ruiz. Cerca 100 casas ficaram soterradas em Santa Maria de Tlahuitoltepec.
"Ainda há muita lama, não conseguimos ver as casas, mas podemos ouvir gente gritando", disse o governador à Televisa. A região vem sofrendo com chuvas há semanas, e foi atingida pelo furacão Karl e pela tempestade tropical Matthew.
O deslizamento arrastou casas e carros por uma distância de 400 metros morro abaixo. O deslizamento, ocorrido no bairro Esquipula, ativou um operacional de emergência do qual participam soldados, militares,paramédicos e serviços da Defesa Civil.
Por instruções do presidente mexicano, Felipe Calderón, estão viajando à região o secretário de Governo (Interior), José Francisco Blake, e a diretora de Defesa Civil, Laura Gurza. A Cruz Vermelha mexicana, por sua vez, enviou 35 integrantes da Coordenação Nacional de Socorros, além de três cães adestrados.
A Secretaria de Governo ordenou a ativação do Sistema Nacional de Proteção Civil (Sinaproc) para atender à emergência e já iniciou o transporte dos primeiros elementos do Exército, da Marinha, da Polícia Federal e da Defesa Civil ao local.
Com Efe e AP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.