Deslizamento de terra destrói 100 casas nas Filipinas

Fortes chuvas provocaram um deslizamento de terra que destruiu cerca de 100 casas numa vila nas montanhas a oeste de Manila, mas os mais de 300 moradores locais conseguiram fugir em tempo.

AE, Agência Estado

09 de agosto de 2011 | 11h03

O prefeito Jefferson Khonghun disse que a existência de guardas, encarregados de observar as condições meteorológicas e avisar os moradores na vila de Asinan, foi de extrema importância para preservar vidas. Asinan fica perto da cidade de Subic, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Manila.

Muitos moradores deixaram o local com bastante antecedência e os que permaneceram fugiram quando ouviram o barulho de pedras e escombros caindo, informou Edwin Reyes, funcionário de Subic.

"É uma tragédia, mas o lado bom é que não perdemos ninguém", afirmou Khonghun.

Enquanto isso, dezenas de trabalhadores com escavadeiras e retroescavadeiras faziam um dique para proteger outra comunidade próxima, com cerca de 300 casas.

Khonghun disse que um terremoto recente pode ter revolvido a terra perto do topo da montanha, abrindo uma fenda que, quando cheia de água das chuvas, provoca deslizamentos de terra. Segundo ele, também será investigada a possibilidade de a construtora de um complexo residencial luxuoso ter construído um canal que desvia as águas das chuvas para a vila.

As autoridades buscam locais onde os moradores desalojados possam reconstruir suas casas. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
FILIPINASDESLIZAMENTOS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.