PUBLICIDADE

Dez insurgentes mortos no vale paquistanês de Swat

O líder taleban, Sher Mohammed Qasab, acabou preso durante a ofensiva do Exército do Paquistão

Por Efe
Atualização:

Pelo menos dez supostos insurgentes morreram em uma ofensiva das forças de segurança do Paquistão nos arredores de Mingora, a principal cidade do norte paquistanês, no vale de Swat, informou uma fonte militar nesta quinta-feira, 17.

 

PUBLICIDADE

A ofensiva teve lugar na noite desta quarta-feira e foi realizada de maneira conjunta por forças do Exército paquistanês e da Polícia regional, segundo explicou o porta-voz militar Basir Haider. "Dez fundamentalistas morreram e outros seis foram detidos", especificou a fonte.

 

O comando militar informou a detenção no vale de um destacado líder da insurgência taleban, o comandante Sher Mohammed Qasab, por quem as autoridades ofereciam uma recompensa de dez milhões de rupias (cerca de US$122 mil).

 

Nas últimas semanas, os talebans sofreram numerosas detenções e deserções e acabam de superar uma disputada transição de poder após a morte o agosto passado de seu líder no país, Baitula Mehsud, em um ataque com mísseis dos EUA.

 

O Exército paquistanês lançou em Swat e outros distritos setentrionais adjacentes uma operação de grande escala no final de abril que foi concluída em julho, momento no qual o governo iniciou o processo de retorno dos civis deslocados pelo conflito. No entanto, ainda permanecem desdobrados grandes contingentes de tropas nestas áreas, onde diariamente se registram ofensivas.

 

Mais de 1.700 fundamentalistas e cerca de 200 soldados morreram na operação do Exército paquistanês desde finais de abril, segundo dados militares que carecem de comprovação independente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.