Dilma se despede de 'personagem maior do século 20'

PUBLICIDADE

Por Tânia Monteiro - O Estado de S. Paulo
Atualização:

A presidente Dilma Rousseff divulgou nota de pesar lamentando o falecimento de Nelson Mandela, a quem chamou de "personalidade maior do século 20". Segundo a presidente, Mandela "conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea - o fim do apartheid na África do Sul".

PUBLICIDADE

Para Dilma, "o exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo", lembrando que "seu combate transformou-se em um paradigma, não só para o continente africano, como para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade".

A presidente acrescentou que "o governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus parentes, ao presidente Zuma e aos sul-africanos o sentimento de profundo pesar do governo e do povo".

A presidente poderá comparecer ao funeral. A decisão sobre a viagem ainda não foi tomada, mas ela já havia manifestado este desejo anteriormente.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.