Reuters
Reuters

Discovery inicia hoje viagem de volta à Terra

Tripulação levará a bordo cinco meses de experiências científicas realizadas na estrutura orbital

AE-AP, Agencia Estado

25 de março de 2009 | 10h37

Depois de oito dias juntos, chegou a hora de as tripulações do ônibus espacial Discovery e da estação espacial internacional Alpha dizerem adeus. A Discovery inicia nesta quarta-feira, 25, sua viagem de volta à Terra levando a bordo cinco meses de experiências científicas realizadas na estrutura orbital. Amostras de sangue, saliva e urina precisam permanecer frias pelo máximo tempo possível e serão mantidas no congelador da estação para estudos.

 

Veja também:

linkObama e estudantes conversam com tripulantes da ISS

linkPlataforma emperrada desafia astronautas fora da estação

linkAstronautas deixam ISS para instalar painéis solares

linkRota da ISS pode mudar para evitar colisão com lixo espacial

linkDiscovery é lançada ao espaço com sete astronautas 

Os astronautas a bordo do Discovery também levarão de quatro a cinco litros de água reciclada feita a partir da urina dos astronautas e de condensação. A agência aeroespacial americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) quer se certificar de que a água é segura antes de permitir seu consumo pelos astronautas. O Discovery deve começar a desacoplar da estação orbital na tarde desta quarta-feira, 25. O ônibus espacial e seus sete tripulantes deverão pousar na Flórida, costa leste dos Estados Unidos, no sábado.

 

O Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, onde fica o controle de missão, despertou os astronautas às 7h13 (de Brasília) com a música Dirty Water, do The Standells, escolhida para o piloto da nave, Dominic Antonelli, por sua esposa Janeen e seus filhos. A cerimônia de fechamento da escotilha ocorrerá às 13h53 (de Brasília) e as duas naves serão separadas às 16h53.

 

"Bom dia, Discovery, e uma saudação especial para Tony", disse no controle de missão o astronauta Terry Virts. "Bom dia, Houston, e obrigado Janeen, e Michael e Danny", respondeu Antonelli, que pilotará a Discovery na manobra em torno da ISS para que seus ocupantes façam uma inspeção visual da nave antes de seu retorno à atmosfera terrestre.

 

Com Efe

Tudo o que sabemos sobre:
espaçoDiscoveryTerra

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.