Washington Post photo by Jabin Botsford
Washington Post photo by Jabin Botsford

Donald Trump Jr. sabia que as informações sobre Hillary vinham do Kremlin, diz ‘NYT’

Segundo jornal, publicitário que organizou a reunião entre o filho mais velho do presidente e a advogada russa Natalia Veselnitskaya enviou um e-mail para ele avisando que os dados sobre a então candidata democrata eram oriundos de Moscou

O Estado de S.Paulo

11 Julho 2017 | 08h32

WASHINGTON - Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente dos EUA, Donald Trump, tinha conhecimento de que as informações sobre a ex-candidata à presidência, Hillary Clinton, passadas por uma advogada russa com quem se reuniu durante a campanha de 2016, vinham do Kremlin, segundo publicou na segunda-feira 10 o jornal The New York Times.

De acordo com a publicação, que cita três fontes sob condição de anonimato, Rob Goldstone, o publicitário que preparou a reunião realizada no dia 9 de junho de 2016, na Trump Tower, em Nova York, enviou um e-mail antes para Trump Jr. avisando que informações sobre Hillary vinham de Moscou.

Goldstone também esclareceu no e-mail que a informação fazia parte das tentativas do Kremlin de ajudar o então candidato Donald Trump a vencer as eleições presidenciais.

Conhecedor da fonte, Trump Jr. recebeu a advogada russa Natalia Veselnitskaya, de quem supostamente pretendia obter informação comprometedora para prejudicar Hillary.

No fim de semana, o New York Times revelou a existência dessa reunião, da qual também participaram o assessor e genro do presidente Trump, Jared Kushner, e seu então diretor de campanha, Paul Manafort.

Um porta-voz da equipe de advogados de Trump afirmou que o líder republicano não sabia da reunião.

O Kremlin, por sua vez, afirmou por meio do porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, que não conhece Natalia e não pode "estar a par das reuniões realizadas por todos os advogados russos dentro e fora do país". / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.