AP Photo/Farah Abdi Warsameh
AP Photo/Farah Abdi Warsameh

Somália é alvo de 3 ataques com drones dos EUA em 2 dias

Exército americano disse que seguirá recorrendo a todos os meios autorizados e apropriados na luta contra o terrorismo, principalmente 'atacar os terroristas'

O Estado de S.Paulo

12 Novembro 2017 | 16h32
Atualizado 12 Novembro 2017 | 21h07

WASHINGTON - Os EUA anunciaram neste domingo, 12, que realizaram três ataques em dois dias contra os islamistas do grupo Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda e jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) na Somália.

+ Conheça a estratégia do site de propaganda jihadista do Estado Islâmico

O primeiro ocorreu no sábado perto da cidade de Gaduud, cerca de 400 quilômetros ao sudoeste de Mogadíscio, e deixou um combatente morto, segundo o comando militar dos EUA na África em um comunicado. 

+ Ataque a hotel na Somália deixa ao menos 23 mortos e 30 feridos

Por volta da meia-noite, houve um outro ataque contra o Al-Shabab na região de Shabelle, 65 quilômetros a oeste de Mogadíscio. Horas depois, um terceiro atentado foi registrado contra militantes do EI, na região de Puntland, ao norte do país. 

O Exército americano disse que seguirá recorrendo a todos os meios autorizados e apropriados na luta contra o terrorismo, principalmente “atacar os terroristas, seus campos de treinamento e seus santuários na Somália, na região e no mundo”, de acordo com o comunicado. 

Em março, o presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou o secretário de Defesa, Jim Mattis, a iniciar operações antiterroristas – aéreas ou terrestres – na Somália para apoiar o governo local. Em novembro, Washington atacou pela primeira vez o EI no país africano. 

Os combatentes tentam desde 2007 derrubar o governo somali apoiado pela comunidade internacional e por 22 mil efetivos da força da União Africana na Somália. Em outubro, a capital somali foi alvo de um atentado que matou 358 pessoas. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.