Duma fará amanhã 1ª das 3 votações sobre novo Start

A Duma, câmara baixa do Parlamento russo, realizará hoje a primeira das três votações necessárias para a ratificação, por Moscou, do novo Tratado de Redução de Armamentos Nucleares Estratégicos com os Estados Unidos, mais conhecido como novo Start, informaram agências locais de notícias.

AE, Agência Estado

23 de dezembro de 2010 | 17h27

"Tal procedimento está de acordo com a legislação da Rússia e faz parte do regimento da Duma", disse a jornalistas o deputado Konstantin Kosachev, presidente da comissão de relações exteriores da câmara baixa do Parlamento russo, citado pelas agências.

De acordo com ele, a votação marcada para amanhã permitirá que os legisladores russos proponham suas próprias emendas ao tratado, assim como ocorreu nos Estados Unidos antes da ratificação, ontem, pelo Senado norte-americano. Mais cedo, o presidente da Duma, Boris Gryzlov, disse que o texto pode ser aprovado já amanhã, caso não tenha sofrido nenhuma alteração importante depois do trâmite no Senado dos EUA.

Ontem, o novo Start foi ratificado pelos senadores norte-americanos pelo placar de 71 votos a favor e 26 contra. O tratado limita a 1.550 a quantidade de armas nucleares estratégicas a serem mantidas pelos dois países e prevê a retomada das inspeções mútuas dos arsenais atômicos. A versão original do tratado, assinado em 1991, entrou em vigor em 1994 e expirou no ano passado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
RússiaEUAarmas nuclearesStart

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.