Egito publica lista final de candidatos à presidência

A Comissão Eleitoral do Egito publicou ontem a lista dos políticos que deverão disputar as eleições presidenciais, cujo primeiro turno ocorre entre os dias 23 e 24. Dos 23 que haviam apresentado a candidatura, 10 foram barrados pela Justiça.

CAIRO, O Estado de S.Paulo

27 de abril de 2012 | 03h06

Caso nenhum dos concorrentes consiga apoio de mais de 50% dos eleitores na etapa inicial, os dois mais votados disputarão o segundo turno em meados de junho. A Comissão Eleitoral anunciará o vencedor na semana seguinte e, segundo os planos, a junta militar que governa o Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak será dissolvida em 1.º de julho.

A lista publicada ontem inclui o último primeiro-ministro de Mubarak, Ahmed Shafiq, que tinha sido proibido de concorrer. Ele entrou com um recurso na Justiça, que por final aceitou sua candidatura.

Além de Shafiq, estão no páreo o ex-chanceler de Mubarak e ex-secretário-geral da Liga Árabe Amr Moussa. Entre os candidatos do bloco islâmico, o favorito é Mohammed Morsi, representante da poderosa Irmandade Muçulmana.

Um ex-chefe da espionagem de Mubarak, Omar Suleiman, e a primeira escolha da Irmandade, Khairat el-Shater, foram vetados pela Comissão Eleitoral. / AP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.